Método DeRose é uma uma cultura, uma proposta de life style com ênfase em boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma. Algumas das nossas ferramentas são a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, procedimentos para o aprimoramento da descontração emocional e da concentração mental. Tudo isso, em última instância, visando à expansão da lucidez e ao autoconhecimento.





domingo, 18 de janeiro de 2009 às 11:48
Gostei muito Mestre! Ficou um texto com boa clareza e muito elegante. Parabéns!
Beijos sempre com carinho..
domingo, 18 de janeiro de 2009 às 11:59
Ficou excelente! Uma definição em grande estilo!
Que bom fazer parte do Método DeRose!
Bom domingo a todos!
beijos de BH
domingo, 18 de janeiro de 2009 às 22:27
yogaclick.com.br
Excelente, fantástico, muito bom Mestre. Acho até que poderíamos implantar este conceito na nossa folha de atendimento e flyers. Esclarecendo e indo de encontro ao que as pessoas realmente querem, sem parecer comercial e de forma muito sutil e completa. Parece até um Sútra, pois estas palavras alinhadas deste jeito, dizem muito mais do que parecem. Uma das coisas que mais admiro nas pessoas é a habilidade de conceituar as coisas e conseguir transmiti-las clara e convincentemente. Abraços e até breve.
domingo, 18 de janeiro de 2009 às 23:10
Carissimo Mestre, perdoa, peço desculpa se estou mal entendendo o assunto. Parece-me redutiva a definiçao do Método DeRose. Alem do que está tão bem colocado como proposta, sente-se falta do enorme valor do Método em relação a evolução no Yôga. Claro que eu sou influenciada por minha experiência pessoal: sempre gostei do Yôga e antes de conhecer o Método DeRose praticava Hatha, mas só desde que comecei com os ensinamentos do Método sento um real desenvolvimento e percebo todo o potencial da pratica. A descrição da “cultura preconzada” tem que ver mais com os beneficios secundários.
Novamente, Mestre querido, perdoa quanto escrito se for mal colocado e meu péssimo português.
Grande abraço cheio de saudade.
Manu da Roma
Carlo Mea Reply:
janeiro 19th, 2009 at 11:04
Realmente tinha encontrado a casa ideal, num ponto perfeito. Tinha achado estranho que no contrato a assinar estava escrito que eram interditas seitas políticas e religiosas. Como não era comigo, nem liguei. Quando o proprietário soube que era escola de Yôga mandou-me ligar para dizer que não queria mais assinar o contrato e nem quis mais falar comigo. Por isso nem tive forma de explicar o que é realmente o nosso trabalho.
Na minha opinião a definição do Método DeRose está perfeita, longe de ser redutiva. É a forma mais clara e completa de propôr a nossa Cultura ao público leigo, dispensando desta forma o uso do termo Yôga. Assim sendo, evita-se o estereótipo que pode prejudicar o nosso trabalho.
Instr. Carlo Mea (Roma)
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009 às 2:07
uni-yoga.org
Vou rever, Manu, para incluir o que falta na definição do Método. Beijos. DeRose.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009 às 9:18
adyashtanga.org
Querido Mestre, adorei a definição. O nosso colega Fretta tem razão, é um verdadeiro Sútra. Devemos adoptá-lo imediatamente, ou vamos esperar que o Mestre amadureça mais a definição?
SwáSthya
João Camacho
terça-feira, 20 de janeiro de 2009 às 17:30
yogapress.wordpress.com
Olá Mestre querido,
Também gostei muito da definição do Método DeRose.
Aliás, o tema de minha monografia é este: Método DeRose de Yôga Avançado. Tenho a intenção de torná-lo um livreto como o Yôga a Sério. Enfim, esta definição contribuiu muito com a conclusão de meu trabalho. E não poderia ser melhor, que conclui-lo com as suas sábias palavras.
Grande beijo,
Marina Engler
terça-feira, 20 de janeiro de 2009 às 17:31
yogapress.wordpress.com
Nossa, parece que deu algum problema com o comentário anterior, está todo desconfigurado… não sei o que se passou!
Mais tarde posso reenviá-lo!
SwáSthya!
terça-feira, 20 de janeiro de 2009 às 17:36
uni-yoga.org
Marina, cadê a sua foto? Você já viu a definição do Método com o acréscimo sugerido pela Manú, de Roma?
Marina Engler Reply:
janeiro 23rd, 2009 at 17:24
Olá querido Mestre,
Vi sim a definição com o acréscimo sugerido pela Manú. Realmente foi uma importante observação. Obrigada Manú!
E quanto a foto, que estranho, eu já tinha escolhido uma e colocado, mas acabei de constatar que ela sumiu. Colocarei denovo em breve!
Grande beijo no anáhata! rs
Mazinha
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009 às 5:27
Maestro carissimo,
é um privilegio tão importante ter contato direito com Vc através desse blog. Quero manifestar toda a minha gratidão por essa honra.
O blog mesmo é um estímulo assim forte em participar da Nossa Cultura que às vezes fico com muitos pensamentos difíceis de espressar da melhor maneira (especialmente em português).
A definição do Método é uma sintesi tanto elegante e estremamente viável da filosofia que preconizamos. Junto com o Carlo vamos logo realizar uma tradução em italiano assim expressiva.
Obrigada sempre, com todo meu amor.
Manu
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009 às 12:19
uni-yoga.org
Manu, viu que foi feito o ajuste que você havia sugerido na definição do Método?
Manuela Cipollitti (MANU) Reply:
janeiro 22nd, 2009 at 22:34
Sim, meu Mestre Querido, junto com o Carlo comentavamos que o acréscimo rende mais completa a proposta.
Pessoalmente, Mestre, as palavras não saem assim facilmente para manifestar quanto sinto-me humilde na frente de Vc que viu algo positivo no meu primeiro impulsivo comentário.
Estou encantada com este blog, com os tantos comentarios das amigas e amigos dessa maravilhosa egrégora.
Infinitamente grata.
Manu
sábado, 24 de janeiro de 2009 às 18:11
yogaclick.com.br
Agora mesmo, ficou perfeita, pois mostra as consequências da fase inicial bem como a realização da fase final.
quarta-feira, 10 de junho de 2009 às 22:24
Olá querido Mestre, já percebi que estamos on-line in the same time. Acabei de fazer um comentário a um post e qunado voltei à página inicial já cá está este novo (antigo) post.
Já que o tema é o Método DeRose aproveito para dizer que cheguei a casa há 2 horas vinda da Re-inauguração da Unidade Chiado.
Foi uma festa linda e fiquei muito feliz por ver, estar e conversar com o meu grande amigo Charles Maciel que chegou hoje de São Paulo e veio directo, com a egrégora do Porto, fazer 300 Km de carro até Lisboa para esta festa que foi tão especial.
A seguir à festa voltou tudo para o Porto, para mais 300 Km de estrada. O cansaço da viagem transatlântica não o impediu de vir a Lisboa dar um abraço a nós todos.
Espero que a estas horas (1 da manhã em Portugal) tenham chegado todos bem.
Cha adorei estar contigo e parabéns à equipa do Chiado pela festa e pela homenagem à Prof. Renata Sena.
Um abraço muito especial ao Chico, Mariana e Diogo. Foi muito, muito bom ver-vos.
Zélia – Unidade 5 de Outubro – Lisboa
quarta-feira, 10 de junho de 2009 às 23:00
Querido Mestre,
De fato, não é tarefa simples definir algo que abarca toda a nossa vida.
Gosto muito dessa definição. Acho que ela foge do estereótipo e pode atrair pessoas lúcidas a praticar o Método.
O sentimento gregário estaria implícito nas “boas relações humanas”?
Entendo que não é possível agraciar todas as características da Nossa Cultura em apenas um breve texto, aliás, talvez nem em toda a obra.
Eu mesmo li muito antes de praticar. Na minha primeira aula, já tinha lido quase todos os seus livros.
Foi ali que percebi que era isso que eu queria para mim, mas só compreendi um pouco da dimensão disso tudo quando passei a conviver com a nossa bela egrégora.
Muito obrigado por essa contribuição à humanidade, de conseguir reunir pessoas tão especiais em torno de uma filosofia perfeita!
Forte abraço e um grande beijo,
Arley Salgado
[Sádhaka - Unidade Savassi - Belo Horizonte/MG]
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 0:07
adorei.. (que lindo método mesmo).
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 0:22
Como é difícil colocar tudo isso em uma frase de dez palavras.
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 1:08
anahiflores.org
Hoje, quinta feira 11 de junho, é o aniversário da Camilinha. Saudades de vc, e feliz niver!!!
Beijinhos da
Anahí – Argentina
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 1:11
anahiflores.org
Hoje, quinta feira 11 de junho, é o aniversario do instrutor de Buenos Aires Cristián García Laborde.
Hoy, jueves 11 de junio, es el cumpleaños del instructor de Buenos Aires Cristián García Laborde.
Feliz niver! feliz cumple!
Anahí
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 1:15
anahiflores.org
Hoje, quinta feira 11, faz aniversario a instrutora de Portugal Mariana Garrido.
Que tenha um bom aniversario, com muito sol!
Beijinhos da Anahí – Argentina
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 1:57
Também gostei bastante. Está simples e clara.
Bjs e bom viparita ashtánga sádhana para todos aqueles que irão participar.
Regina-Curitiba
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 2:33
hola, me encanta este ensayo para definir el Método DeRose. mucho más practico que hablar de Yôga. SI en fin los Drávidas no le decían nada, lo vivían. un beso grande.
¿ya vio HOME, de Yann Arthur Bertrand?
http://www.home-2009.com/
increíble obra de arte, amor y consciencia.
DeRose Reply:
junho 11th, 2009 at 3:12
Si, hace parte de un post en este blog. Es lindo!
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 7:20
très bien quoi dire d’autre
on a adapté ce texte pour le français bientôt on te l’envoira.
shuac
Sonia
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 8:36
Querido Mestre,
Hoje acordei com esta definição na minha cabeça, nem de propósito.
Como a proposta por si é linda e abrangente, provavelmente esta não terá qualquer utilidade.
De qualquer forma envio para si, por me ter surgido de forma tão espontânea.
O Método DeRose é uma cultura que propõe uma revolução pacifica, tanto individual, quanto social. Baseado numa filosofia milenar, o resgate desses conceitos permitem-nos hoje contribuir para a construção de uma nova consciência humana, uma consciência desperta e lúcida que visa a integração pessoal, social e ambiental.
Tenho noção que está incompleta, que poderia haver tantas definições quanto pessoas, mas como veio directa del cuore, aqui vai!
Beijinhos!
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 15:15
Olá Mestrão,
Gostei muito da definição do DeRose Method. Acho um pouco extenso, mas prefiro a clareza e a forma direta como trata de nosso objetivo e de nosso meios para alcançá-lo.
Importante é que o leigo entenda. Vou traduzir para o inglês e apresentar para as pessoas para ter um feedback.
Forte abraço de NY,
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 15:20
edgardocaramella.com.ar
Querido Maestro, encontré un video de la Organización TED en el cual el disertante Richard St John, explica los ocho principales factores que según su visión conducen al éxito.
Es interesante que todos estos factores sean propios de nuestra cultura y son los que aprendí a tu lado. Es el mensaje que nos has transmitido desde hace décadas y que uno va asimilando, comprendiendo, aplicando y logrando resultados con el tiempo.
Son ellos:
- pasión: hacer todo con esa especial entrega apasionada similar a la que utilizan los artistas, en nuestro caso bháva. (si actuamos así, el dinero llegará como consecuencia inevitable de nuestros actos).
- trabajo: con humor el disertante dice no ser workaholics sino workafrolics, dado de que nos divertimos trabajando.
- práctica: para conseguir algo, necesitamos práctica, práctica, práctica.
- foco: concentrarnos, focalizarnos en un objetivo.
- empujarse a si mismo: es nuestra voluntad de superación.
- servir: hacer las cosas con cariño hacia los demás. (es una de las tres principales cosas a desarrollar por un instructor, el cariño que deviene en carisma).
- ideas: somos creativos, desarrollamos la intuición, entrenamos para modificar los paradigmas.
- persistir: es característica de todo practicante del Método DeRose, es incluir el sentido de tapas en nuestras vidas.
Coincidentemente, varios de estos factores, como consecuencia de mi observación y propia experiencia, los detallo en mi último libro publicado Bienvenido Yôga, páginas 107 a 122, sin haber conocido la disertación que comento antes de escribirlo.
Les paso el link
Gracias Maestro, por estar siempre en la vanguardia.
Un abrazo
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 16:29
Mestre, achei ótima a definição para uma explicação mais profunda.
O único incoveniente é que para uma resposta rápida essa definição já fica um pouco longa, como você havia dito dura mais de 10 segundos, então é demorada! hehe
Beijos
Renata Andrade
São Paulo/ SP
DeRose Reply:
junho 11th, 2009 at 16:40
É verdade. Por isso é apenas um ensaio. O objetivo é oferecer norteamento a quem for pensar a respeito. Mas a definição deveria ser tão rápida que pudesse ser dada dentro de um elevador a quem perguntasse e tão clara que qualquer um compreendesse imediatamente o que fazemos.
quinta-feira, 11 de junho de 2009 às 18:12
artedebemviver.worpress.com
Ahh…então continuemos quebrando a cabeça para reduzi-la! Hehe.
O bom é que essa explicação tem também sua função, por exemplo, para colocar em sites, pois não exige um texto tão sintetizado. Vou adotá-la para o meu!
sexta-feira, 12 de junho de 2009 às 10:34
Quão difícil é colocar a experiência em palavras. Uma coisa interessante na definição é o gatilho que ela proporciona à prática.
Everton Vieira Reply:
junho 12th, 2009 at 10:38
As vezes uma definição que não tenha tanto mas que seja um bom gatilho vale mais, pois, como o Mestre colocou, 99,999% das pessoas que conhecem gostam.
Everton Vieira Reply:
junho 12th, 2009 at 10:47
Com certeza os amigos que são profissionais da área de Marketing possuem nomes técnicos e estudos realizados a respeito que podem vir a ajudar e muito.
Everton Vieira Reply:
junho 12th, 2009 at 11:14
(Curiosidade: terminologia hindu para nomes técnicos e estudos realizados: nama rúpa
DeRose Reply:
junho 12th, 2009 at 11:29
Nama rúpa designa também qualquer coisa que seja finita, ilusória, pois se tem nama (nome) e rúpa (forma), um dia deixará de tê-los. Então pertence ao mundo de maya, a ilusão.
DeRose Reply:
junho 12th, 2009 at 11:35
Às vezes, uma definição emocional, que não diga nada racional, mas que seja tocante, pode ter mais força. Do tipo que usam na Argentina: “Método DeRose es bueníssimo!”
Everton Vieira Reply:
junho 12th, 2009 at 16:17
O Mestre, como sempre, com uma precisão impressionante no arco!
Mil abraços!
Everton
sexta-feira, 12 de junho de 2009 às 12:24
Mestre querido…
Adorei a definição e concordo com os comentários gerais sobre ser perfeita para texto escrito, posts etc, assim que vc acenar com uma decisão mais acertada já vou incorporá-la ao meu site e sugerir a mudança njo site de Copa tb!
Gostaria tb de contribuir para a forma mais concisa, bem importante… aí vai uma primeira tentativa:
Método DeRose é uma uma cultura, uma proposta de estilo de vida, belíssima e especial, que visa à expansão da lucidez e ao autoconhecimento.
Na verdade, não mudei praticamente nada! rsrs
Beijinhos de contagem regressiva!
Aninha – Copacabana – RJ
sexta-feira, 12 de junho de 2009 às 14:03
É uma definição longa, mas bem completa, já que é tão difícil colocar de forma suscinta a maravilha que é o Método.
Gostei muito!
sábado, 13 de junho de 2009 às 4:16
Boa noite Mestre!
Que grande essa definição!
Nosso método realmente é tudo o que está expresso naquelas palavras, mas sinceramente, acredito que as pessoas pararam de ouvir na décima palavra. Sabe?
Acredito que tenha que ser mais conciso, mas simples, mais sútra.
Vou tentar:
“Método DeRose é uma cultura com ênfase na melhora da qualidade de vida e nas relações humanas.
Fazendo uso de técnicas orgânicas, reeducação respiratória, concentração e muito mais.
Tudo isso, em última instância, visando à expansão da lucidez e ao autoconhecimento.”
Sei que simplifiquei, mas espero que desta forma seja mais digerível por alguém que nunca ouviu falar nada do método.
Tudo o que estava escrito antes e mesmo nessa simplificação é muito claro para nós, mais antigos, mas para alguém novo é como grego ou sânscrito.
“Na simplicidade, as maiores verdades.”
Um abraço,
Fernando Salvio
São Paulo – SP – Brasil
DeRose Reply:
junho 13th, 2009 at 4:27
Ótima simplificação.
sábado, 13 de junho de 2009 às 20:12
Olá Mestre,
Esta definição pareceu-me muito familiar pois está muito próxima da que utilizamos no Espaço Lifestyle.
http://www.deroselisboa.org/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=42
Ainda assim quero deixar uma proposta mais que apesar de não ser baseada nas palavras exactas da que ofereceu vem da minha própria experiência.
O Método DeRose é um estilo de vida que preconiza a evolução do praticante para um nível onde a energia abunda e lhe permite exceder os seus próprios limites dia após dia. O corpo, as emoções e a mente são trabalhados em conjunto para que tudo funcione em harmonia proporcionando-lhe o autoconhecimento.
Beijinhos
Ana
terça-feira, 23 de junho de 2009 às 16:30
Oi Mestre,
Tenho mais uma sugestão entre tantas. Peguei a sua síntese no post sobre qualidade de vida “Qualidade de vida é tornar sua existência descomplicada, é fazer o que lhe dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar.” E adaptei para cirar a minha sugestão de definição do Método DeRose que é pura qualidade de vida.
Praticar o Método DeRose é tornar sua existência descomplicada, ter prazer em tudo que se faz, com alegria, saúde e bem-estar.
Um Mahá abraço,
Jonatas
Unidade Alto da Lapa
São Paulo
segunda-feira, 24 de agosto de 2009 às 0:42
alexandremontagna.com
Seria realmente tão bom conseguir resumir a definição em uma frase categórica e lacônica. Partindo da definição bem elaborada do post, cheguei a esta síntese a seguir. Ela diz tudo ou falta dizer alguma coisa?
“Método DeRose é uma cultura com ênfase em boa qualidade de vida, boas relações humanas, visando à expansão da lucidez e ao autoconhecimento.”
DeRose Reply:
agosto 24th, 2009 at 15:45
Gostei!
sábado, 9 de janeiro de 2010 às 0:27
Olá.
Perdoe a minha ignorância para fazer este comentário …
Eu gosto da proposta do Swásthya Yôga. Agora já existe uma proposta de estilo de vida SwáSthya Yôga e boas maneiras, não?. Porque ele quer fazer a diferença no Método DeRose. Eu não vejo uma necessidade formal… Mais uma vez, perdoem a minha ignorância se estou dizendo alguma bobagem … Chau, Martin
DeRose Reply:
janeiro 9th, 2010 at 0:48
Não disse bobagem, não. É uma questão válida e que nos permite avaliar o quanto estamos sendo transparentes ou deixando de sê-lo nos esclarecimentos. A explanação completa está no pocket book O que é o Método DeRose, que vai ser disponibilizado em alguns dias (eu espero). Mesmo já tendo dado algumas pequenas explicações nos posts mais recentes, vamos colocar aqui alguns capítulos do pocket para proporcionar mais esclarecimentos.
sábado, 9 de janeiro de 2010 às 3:14
Ok. Gracias por la pronta respuesta.
Saludos, Martin